O CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA AUMENTA O RISCO DO CÂNCER DE MAMA?
Verdade.
O consumo de bebidas alcoólicas está associado com aumento do risco tanto em estudos epidemiológicos como em modelos animais. A principal hipótese é o efeito carcinogênico dos metabólitos do álcool, porém outras teorias sugerem interferência no metabolismo do estrogênio ou deficiências nutricionais.
Uma metanálise de estudos de coorte demonstrou aumento de 10% no risco para cada 10 gramas de álcool consumidas continuamente (OBS: 1 taça de vinho=14g de álcool).
O estado menopausal e o tipo de bebida parecem não influenciar, mas o suplemento de ácido fólico parece reduzir ou eliminar o risco causado pelo álcool. Apesar do grande interesse em qualidade de vida saudável e dos múltiplos questionamentos sobre estilo de vida e prevenção do câncer de mama, poucos fatores interferem significativamente na incidência da doença.
O controle no uso de bebidas alcoólicas, o estímulo à atividade física, a dieta saudável e o controle do peso devem ser orientados muito mais por melhorar a qualidade de vida geral do que pelos eventuais benefícios no controle do câncer de mama.
“Guilherme Novita Garcia”
Sociedade Brasileira de Mastologia
Fonte da Dica de Saúde: Consciência e Saúde – Henrieth Carvalho