Descubra a melhor maneira para guardar as roupas de frio no armário

Descubra a melhor maneira para guardar as roupas de frio no armário

O inverno passou e aquela roupa de frio que você usou durante esses meses invariavelmente vai ter que ficar guardada em outro lugar até o próximo ano. Seu armário pode ser grande ou pequeno, mas o fato é que você vai precisar fazer um rodízio de roupas. Ou seja: durante o inverno você usa peças de roupas mais pesadas e grossas como agasalhos e calças, e no verão você já tem vestidos e roupas mais leves e adaptadas ao clima quente. Porém, o jeito como você guarda essas roupas é muito importante para evitar surpresas quando for novamente tempo de usá-las.

Uma roupa armazenada de jeito impróprio pode criar bolores, acumular sujeira e atrair traças que muitas vezes podem destruir a peça – e você vai ter que jogá-la fora. Para evitar que isso aconteça, confira abaixo três dicas fáceis e práticas:

1) Lave e seque bem as roupas antes de guardá-las

Neste caso, preparação é tudo. Antes de qualquer coisa, é necessário que as roupas que serão guardadas estejam bem limpas e secas. Se você armazenar algum tecido sujo, o suor absorvido (e que muitas vezes não percebemos) pode causar manchas, bolor e mau cheiro. “Outra dica é usar, durante a lavagem, um tira manchas que tenha ação bactericida que vai manter as roupas saudáveis por mais tempo”, diz Ingrid Lisboa, dona da consultoria em organização Home Organizer.

Também é fundamental que você se certifique que as peças estejam bem secas para que a umidade não acumule e cause bolor.

2) Escolha o material certo do compartimento para armazenar roupas

Uma das coisas mais importantes, mas que a maioria das pessoas não presta atenção, é o material da embalagem ou caixa organizadora onde seu vestuário ficará. O melhor, explica a consultora, é o TNT (tecido não tecido), que permite que roupas respirem e não fiquem abafadas. “Esse material, facilmente encontrado em lojas de embalagens, deve ser usado principalmente para peças de couro e seda que, por serem tecidos naturais, precisam de ventilação”.

Outra boa opção são os sacos plásticos embalados à vácuo. Porém, para utilizar esse material, é necessário que a primeira dica seja cumprida à risca, e as roupas estarem bem limpas e secas. “Umidade é o inimigo. Se você guardar qualquer roupa em saco à vaco e ela estiver úmida isso vai fazer com que o bolor cresça em pouco tempo”.

Já as caixas de papel não são muito recomendáveis pois atraem traças que podem devorar o seu tecido. Uma recomendação de Ingrid é usar bolas de cedro que são 100% naturais, repelem insetos e evitam o bolor.

3) Onde guardar?

As roupas estão limpas, secas e armazenadas em compartimentos certos. Agora, onde colocá-las? Ingrid tem uma dica básica: “Em nenhum lugar da altura que fica entre entre olhos e quadril, espaço que deve ser reservado para as peças que você usará com maior frequência”. Para ela, peças de roupa pouco usadas devem ficar em lugares não muito acessíveis. Porém, a consultora alerta ser válido, mesmo no verão, deixar duas ou três peças mais quentes disponíveis para o caso de uma virada no tempo.

*Rodrigo Boro, em reportagem especial para o iG.

Fonte da Dica: IG

, ,

Siga-nos