Pós Páscoa
Por Luana Stoduto
luana@bemleve.com.br
Depois do feriadão recheado de chocolates e outras delícias, é bem verdade que a despensa de muita gente ainda está lotada de guloseimas. Mas é hora de voltar a se preocupar com a saúde e, lógico, com a boa forma. Se o seu estoque de doces ainda não acabou, saiba o que fazer para aproveitá-los sem acumular gordurinhas e, acima de tudo, repense metas, coloque a vida (e o corpinho) para andar. Então lá vão algumas dicas para você não desperdiçar o que sobrou e, ao mesmo tempo, se livrar da culpa e da sensação de sobrepeso.
Se sobrou chocolate, não tem jeito. Melhor do que jogar tudo fora é reaproveitá-lo em receitas saborosas, fáceis e o menos calóricas possível. Você pode:
1) Derretê-lo em banho-maria ou no microondas para utilizá-lo no preparo de bolos, tortas, pães, mousses e caldas. Se o chocolate for ao leite ou crocante, procure utilizar os outros ingredientes na versão light.
2) Utilize as sobras da guloseima no preparo de um bom chocolate quente. O chocolate derretido pode ser, nesse caso, o substituto do achocolatado, deixando a bebida ainda mais saborosa. Mas, atenção! Opte pelo leite desnatado para dar uma equilibrada na quantidade de calorias.
Correndo atrás da boa forma
Detonou o seu estoque ‘engordativo’? Então é hora de “voltar à realidade”. Pé no chão, olho na balança e cabeça tranquila! O primeiro passo é voltar a ter disciplina – ou passar a tê-la! Os próximos são:
Hidratar-se: capriche na hidratação. Beba bastante água ou suco de frutas ricas em água, como a melancia, o melão, o limão e o maracujá. Mas deixe os líquidos para depois das refeições!
Regular a sobremesa: deixe-a de lado por um tempo ou opte pelas frutas in natura.
Planejar as refeições: não pule nenhuma. Procure se alimentar pelo menos quatro vezes ao dia e fazer até seis pequenas refeições, que ajudarão a diminuir a ansiedade e também a espantar a vontade de burlar a dieta. A calma na hora das refeições também é fundamental! Saboreie a comida e mastigue bem os alimentos.
Inserir fibras no cardápio: não deixe de comer alimentos ricos em fibras, como as frutas com casca, verduras e alimentos integrais (arroz integral, pão integral, aveia, granola, etc). Além de aumentarem a saciedade, elas ajudam o nosso intestino a funcionar melhor.
Fazer exercícios: de volta à atividade física! Se ainda não estiver fazendo, está na hora de escolher uma. Opte pela que te der mais prazer. Estabeleça horários e dias, não deixando que nada atrapalhe a sua rotina. Na hora da preguiça, pense nas recompensas que logo, logo o ânimo vem!
Fonte da Dica: Bem Leve